quinta-feira, 28 de julho de 2016

Copo menstrual

Porque é algo natural, que faz parte da vida e temos que lidar com ele, trago um assunto que francamente considero DEVERAS importante.

Contextualização: períodos menstruais abundantes que implicam, como se sabe, para além de outras coisas, um mau estar psicológico por via da regularidade que exige na questão da higiéne. Não preciso fazer desenhos para que se compreenda, creio. Quem tem este quadro sabe bem como temos sempre imensa preocupação com esta questão. Um transtorno durante alguns (muitos) dias.

Acresce que se gasta dinheiro, usa-se produtos nada positivos para a saúde nem para o ambiente.

Havia quase 1 ano que andava a "estudar" a hipótese de adquirir o copo menstrual. Pesquisei imenso, fiz comparações, perguntei opinião a quem usava, escutei conselho médico e...decidi avançar.

Sabem que mais ? Deveria ter tomado esta decisão uns anos antes. O balanço é estrondosamente...sim, repito...estrondosamente positivo.

Só para terem noção eu não conseguia usar tampões. Magoava-me imenso e por consequência provocava-me mau estar. Isto não.

De 0 a 100%...dou-lhe 98% de nota. Só não dou 100% porque ainda tenho um bocadinho de dificuldade em colocar, mas isso tem a ver com o facto de não estar habituada. Acredito que vai melhorando, até porque do 1º dia para o 2º fez diferença. Acreditem...encontramos o jeito. É natural.

Vantagens: 

Muito mais higiénico (não há cheiros. Juro. O sangue não está em contacto c o ar)

Mais saudável (o sangue não está em contacto com a pele)

Mais barato (na hora é mais caro mas compensa a muito curto prazo)

Mais ecológico (1 copo contra milhares de pensos higiénicos ou tampões que se usam ao longo da vida fértil )

Muitíssimo maior facilidade de movimentação . Pode-se dormir com ele, ir para a praia, fazer exercício, etc...

Pode usar-se por 12 h

Simples de higienizar (basta passar por água corrente na hora em que se despeja)

Não faz impressão nenhuma o sangue (ao contrário do que eu pensava) porque se tira na direcção do despejo e pode-se imediatamente fazer a respectiva descarga de água.

Contra

Nem chega a ser um contra, porque como já referi é tudo uma questão de hábito ( e tudo o que se treina...melhora, certo ?) mas antes uma dificuldade...o colocar e para algumas pessoas o retirar, mas...retirar é só pensar que apertando na ponta desfaz o vácuo e portanto...é uma questão de lógica e fica fácil.

Conclusão: aconselho vivamente.

O meu é mesmo igual ao da imagem (mas comprado na Farmácia) e custou 20 €. Traz um saquinho/bolsinha para guardar.

Existem 2 tamanhos: 1 para meninas com menos de 30 anos e que nunca tenham tido partos e senhoritas com mais de 30 e/ou que tenham tido partos.

Antes de cada utilização (1º dia da menstruação) deve ferver-se em recipiente de esmalte ou vidro. Nada de aluminios. Ou então uma caneca velha no micro-ondas. 3 minutinhos.

Aquele "rabito" pode cortar-se se vos incomodar. A mim não incomoda. Mas isso tem a ver com a dimensão do canal de cada mulher e por consequência da acomodação de cada copo.

E pronto...estou muitooooo satisfeita com isto. Melhorou IMENSO a minha qualidade de vida neste âmbito.

Imagem: Grupon






Nenhum comentário:

Arquivo do blog