segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Conselhos a quem quer comprar um computador e não pesca do assunto

A minha 1ª aula de Informática ...é a apresentação pois claro ihih :)

A 2ª é SEMPRE ...Como se compra um computador. Com dinheiro dizem vocês. Pois claro...convém.
É claro que os conselhos que se seguem são para quem não "pesca" muito bem do assunto OBVIAMENTEEE !

Então...algumas regrinhas básicas:

Responder à pergunta: "Para que quero eu um computador ?" - Parece estupidez mas ...NÃO. A resposta a esta pergunta é ESSENCIAL.

É apenas para navegar sem rumo ? Tenciono ver vídeos, ouvir música, ver filmes ? É para estar no vicio do Facebook e/ou outras redes sociais ? Ler jornais online ? É para jogar ? Só tenciona ler e-mails e pouco mais ?


Quanto quero /posso gastar ?

Não é necessário gastar muito dinheiro se só pretende fazer coisas básicas. Se não vai dedicar-se a jogos, se não é Arquitecto, se não vai passar precisar de uma "memofant"(sim...memória de elefante)...a menos que tenha muito dinheiro e não saiba o que fazer com ele (epá ...uma doação po meu mestrado é que era...) ou que faça questão de uma marca especifica...não se justifica comprar um pc caro (claro que isto é um conceito subjectivo).


Não vá em conversas do tipo "Promoção e tal". "Leve mais uma impressora" e isto e aquilo...a menos que saiba EXACTAMENTE o que está a levar e se isso lhe faz falta.

Se puder faça uma de duas coisas: ou leve consigo alguém que entenda do assunto ou estude tudo em casa uns dias antes ( colocando as questões acima indicadas).

Tal como em qualquer outro produto...a marca paga-se. Há que ter noção. Algumas são muito boas, é um facto. Mas também há algumas menos conhecidas que como se costuma dizer "dão para o gasto".

Ahhhh...e FUNDAMENTAL.... esqueça aquela ideia "ah o meu computador já tem uns anos já não deve prestar, a solução é comprar outro". Dizem-me isto dezenas de vezes. MUITA CALMA NESSA HORA. Isso ...DEPENDEEEE.

O que é muito tempo ? 20 anos...sim...já é muito tempo. 5 ou 6 anos...hum...é melhor deixar alguém que entenda olhar para ele. Dependendo da memória [que às vezes pode ser aumentada], do software ser legal ou não e portanto ter as actualizações ou não e mais uma série de pressupostos...pode não precisar trocar.

Está lento ? O estar lento não tem directamente ou melhor... não tem linearmente a ver com o tempo do dito cujo. Tem...também tem. Mas é um bocadinho como as pessoas : a idade contribui para o desgaste mas nada invalida que uma pessoa de 20 anos esteja em mau estado e uma de 80 em bom estado (dentro do que é previsivel).

A lentidão tem a ver com vários ou alguns de vários aspectos possíveis (disto poderei falar mais tarde). Portanto...não vá por aqui.

Se tiver dúvidas e não tiver a quem recorrer...tente aqui...não garanto ter a resposta (não sou formada nesta área embora saiba umas coisitas) mas pode ser que calhe.


Boas compras. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog