quarta-feira, 9 de julho de 2014

Ora bem, vamos lá a ver se de uma vez por todas dominamos o Português

3 coisinhas que me irritam tremendamente. Não posso ! Acreditem que eu sou ULTRA calma e estas 3 asneiras conseguem tirar-me do sério (até nos jornais...IMPERDOÁVEL).

Há- verbo haver , sempre com H

ex. há muito tempo (pressupõe uma contagem [valores numerais] ou uma existência)

À noite (lugar e/ou circunstância)

_________________________________________________

Adesão e Aderência

Ex.
Houve muita adesão ao programa (quando há interesse em qualquer coisa, participação...)

A fita já não tem aderência (que não cola, não pega, não junta, não une....)

Afinal as frigideiras não são anti-adesão, mas anti-aderentes.

_______________________________________________________

"De encontro a" e "Ao encontro de"

Ir "de encontro a" qualquer coisa é ...ir contra, tanto fisicamente como do ponto de vista literário

"Ao encontro de"...como a própria expressão indica é "encontrar-se com"

ex.
"O meu pensamento vai ao encontro do teu" (pensamos de modo idêntico).


Espero ter contribuído para esclarecer alguém. Mesmo que assim não seja...desabafei :)

2 comentários:

Sofia Morgado disse...

Ah... São as 3 recorrentes! ;)
Não é que me irritem quando as vejo, mas fazem-me sempre cócegas.
Boa semana,
Sofia

Quotidianos de seda disse...

Exacto...cócegas é uma belissima palavra. Obrigada pela visita e pelo comment. Beijinhos

Arquivo do blog